Cenote:
"Um cenote é uma cavidade natural (algar) ou dolina resultado do colapso da rocha-mãe calcária expondo as águas subterrâneas. Especialmente associado com a Península de Iucatã do México, cenotes eram usados em alguns rituais de sacrifício da civilização Maia. O termo deriva de uma palavra utilizada pelos maias iucatecas das terras baixas, "Ts'onot" refere-se a qualquer local com águas subterrâneas acessíveis. Cenotes são formações geológicas comuns em regiões de baixas latitudes, particularmente em ilhas, regiões costeiras e plataformas com recentes formações calcárias pós-paleozóicas que têm pouco desenvolvimento do solo.
Não é necessário ser um expert do mergulho para se poder visitar um destes locais, basta termos alguma calma, descontracção e querermos visitar um local que pode ser mágico.
Nos Cenotes por norma existem 2 caminhos, para se executar dois mergulhos com trajectos diferentes, ambos eles com uma linha de segurança, da qual não nos devemos afastar... e nunca seguir um caminho diferente da do Guia.... se assim fizermos, será um passeio Mágico.
Neste caso a Visita a este cenote foi com a
ScubaCaribe Riviera Maya,
com um serviço de 5*,
e o Guia Claudio V.,
tb ele 5*.
e agora as imagens que os nossos olhos podem vislumbrar passeando por dentro do Cenote: